quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Grupos representam o Cariri paraibano no en contro de cocos do nordeste



João Pessoa sedia o I Encontro de Coco do Nordeste entre os dias 10 e 12 deste mês


O I Encontro de Cocos do Nordeste, evento que reunirá mestres, cantadores, tocadores e dançadores de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, além de grupos convidados do Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, será realizado em João Pessoa entre os dias 10 e 12 deste mês.
Palestras, debates, exposição de fotos, exibição de vídeos e apresentação pública dos grupos consta da pauta da programação do evento que acontece nas manhãs e tardes de quinta, dia 10/12, a sábado, 12/12, no Hotel Ouro Branco , em Tambaú.
Nas noites de quinta a sábado, a partir das 20h00 e no domingo, a partir da 16h00, grupos Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, do Ceará e do Rio Grande do Norte se apresentarão no Busto de Tamandaré e Praça Antenor Navarro. Vão se apresentar grupos que não usam qualquer instrumento, fazendo a percussão com os pés, ou que acrescentam ao som dos pés apenas um ganzá.
O cariri paraibano estará representado através da Mazurca Santa Catarina do Mestre Zé Preto, do Coco Quitéria Noberto (ambos da cidade de Monteiro) e do Coco de Roda Dona Midinha do Sítio Riacho do Algodão da cidade co Congo. A participação destes grupos deu-se a partir da articulação entre o presidente da fabrica de artes dos cariris Rivelino Neves e o coletivo cultural Meio do Mundo organizador do evento. Segundo Rivelino essa ação faz parte de uma serie de ações para o fortalecimento da cultura popular do cariri paraibano
As apresentações permitirão conhecer parte da riqueza e diversidade desta brincadeira, pois muitos dos grupos convidados para o Encontro nunca se apresentaram em João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário